segunda-feira, 14 de abril de 2008

Isis Valverde brinca de boneca para as lentes do EGO

| | Bla bla bla





Faz pouco mais de um mês que Isis Valverde atingiu a maioridade. Como presente pelos seus 21 anos, EGO embarcou na viagem da atriz e topou realizar um sonho antigo: o de fazer um ensaio vestida de boneca. "Sempre achei a Barbie a coisa mais linda do mundo e, quando ia dormir, ficava olhando em volta para ver se meus brinquedos ganhariam vida, como no filme 'Toy story'", explica Isis, filha única e criadora confessa de histórias para cada uma de suas bonecas. 

Marcos Serra Lima/Globo.com

Isis Valverde vira Emília moderna nas lentes do EGO (Foto: Marcos Serra Lima/globo.com)

De volta ao universo que coloriu a sua imaginação durante a infância, a atriz encarnou quatro bonecas distintas: a romântica, a Emília, a sofisticada e, claro, a Barbie. Todas elas bem diferentes de Rakelly, a garota espevitada que vive em "Beleza pura", novela das sete da Rede Globo.

O personagem, que contracena com Zezé Polessa e Marcelo Faria na trama, revelou um lado cômico que nem mesmo Isis sabia que tinha. "O ator é um descobridor de si mesmo e isso vai acontecendo com cada personagem. Nesse caso, descobri algo superdivertido", comemora. "O tempo da comédia você tem ou não tem, e Deus me deu isso".

Bem diferente de Telma, a prostituta de "Paraíso tropical", e de Ana do Véu, de "Sinhá moça", Rakelly foi a personagem que mais exigiu de Isis. Foram dois meses e meio de preparação, que incluíram aulas de expressão corporal e hip-hop, fonoaudióloga e um estudo da psiquê da jovem que viveria na novela.

Marcos Serra Lima/Globo.com

Bonequinha de Luxo (Foto: Marcos Serra Lima/globo.com)

"De cara eu percebi que a Rakelly não tinha meio-termo, nem nas roupas, nem no jeito, nem no grito. Seria assim também com o público, não teria um meio-termo. Foi um desafio, mas eu topei e deu certo", comemora a atriz, que em um mês e meio de novela no ar tem recebido o carinho do público.

Para construir a exuberante moça, Isis também consultou atores nos quais tem total confiança e que poderiam lhe dar dicas sobre a comédia. Zezé Polessa, Duda Ribeiro e Osmar Prado foram alguns de seus conselheiros. O último, por exemplo, recomendou que a atriz tratasse a comédia como uma tragédia, para assim "chegar ao sublime".

"E isso funciona", ela ri. "Mas a energia e o ritmo são maiores. Eu saio de cena morta, sem voz, de tanto que entrego".

Criada em ensaios e coxias até os 10 anos, quando sua mãe desfez a companhia de teatro da qual fazia parte, Isis redescobriu o ofício de atriz há apenas três anos. Morando no Rio como modelo, profissão que exercia desde os 15 anos, esta mineira de Aiuruoca resolveu entrar para o Tablado com o intuito de perder a timidez. E, aos 18 anos, descobriu o que queria da vida.

"Eu sempre fui meio perdida e, naquele momento, voltou tudo aquilo que eu vivi na infância", ela lembra.

Marcos Serra Lima/Globo.com

Isis vira uma Barbie Girl (Foto: Marcos Serra Lima/globo.com)

Não demorou para fazer testes na TV Globo, onde, depois de derrotar 50 candidatas, ganhou o papel em "Sinhá moça". Mas, a cada novela que passa, diz Isis, a dificuldade é maior. "Antes eu não tinha de me desvencilhar de nenhum personagem. Cada vez fica pior, pois você tem de criar uma coisa nova, diferente de tudo o que já fez".

E o que Isis vai criar depois da novela? Algo no cinema? No teatro? "É por aí", resume a moça, sem querer dar detalhes de seus planos futuros. Por ora, ela dedica-se à Rakelly, ao sucesso que vive no momento e, nas poucas horas vagas, à leitura de "Os Beatles e a filosofia", de Willian Irwin:

"Eu só falo desse livro agora. Mas foi ali que eu li a seguinte frase: não há nada que você pensa que não pode ser pensado pelos outros. Nem nada que você sinta que não pode ser sentido". Então ta, Isis. Recado da

 

Créditos do ensaio

Look 1
Vestido – Maria Garcia
Blusa laço – LeeLoo
Sapato – Mr. Cat
Chapéu – Denis Linhares

Look 2
Vestido – Skunk
Blusa manga longa – Maria Garcia
Sapato – Peach

Look 3
Vestido - Ka
Chapéu – Denis Linhares
Colares – Santa Cor
Sapato – Peach

Look 4
Jaqueta e camiseta – Fernanda Chies
Calça de couro – Ateen
Óculos - Peach
Sapato – LeeLoo

Consultoria de Moda – Helen Pomposelli
Produção de Moda – Isabela Fuchs
Make/Hair – Carol Ribeiro

Fotografia - Marcos Serra Lima

Assistência de Fotografia - Rodrigo Peixoto

0 comentários: